31 março 2007

Dia 9 - Pinguins e Estradaaaaa

Acordei cedo, arrumei tudo, tomei café e fui procurar um lugar pra trocar o óleo e dar uma lavada no carro, no posto conheci um guia de turismo (esqueci o nome), que me disse para passar por camarones depois de punta tombo..




Tudo arrumado parti em direção a maior pinguinera do mundo, foi o que me disseram.... Comecei a caminhar pela triha demarcada, e nada demais, uma meia dúzia de pingüins... ai cheguei ao topo de um monte e ai sim... batman teria muito trabalho por aqui.. nessa época estão se reproduzindo e trocando as penas, a maioria tava só curtindo um solzinho. Um lugar interessante de conhecer. Mas a vida é dura e ainda tem muita estrada pela frente. Toquei em direção a camarones pela ruta 1, de rípio.. e pensei “se esse camarones não valer a pena eu pego aquele argentino na volta.” Mas enfim, cheguei a uma praia incrível... não pela areia branca mas pela cor do mar... um azul incrível, que não é o mesmo de Floripa. Um espetáculo de lugar..


e aí cheguei a camarones, era o tipo de cidade que queria conhecer nesta viagem, pequena, sem turistas e um clima muito legal.. infelizmente tenho que chegar a Ushuaia e não pude parar. Peguei informações pra uma futura viagem a Patagonia. Destino San Julian (por indicação do guia). Segui pela ruta 3 que deveria estar asfaltada até ushuaia... devia, começou a escurecer e ainda faltavam 400km pra San Julian, decidi dar um crédito ao guia, passei por comodoro rivadavia e o diabo do GPS não achava mais a estrada... bom fui pelas placas.... e cheguei a Fitz Roy pensei em parar mas o único hotel sairia 100 pesos...Continuei e cheguei a 1 da manha em San Julian... desisti de dormir no carro e peguei um quarto num hotelzinho... 1200km num dia, ao mesmo tempo legal e cansativo.


Posted by Picasa

Dia 8 - Parte 2 - Orcaralh...


Segui em direção a Punta Norte e finalmente iria ver as orcas no lanche da tarde... mas cheguei cedo.. 12:30... precisaria enrolar até a maré começar a subir, lá pelas 15h...

enrolei e foi em direção a praia acompanhando o movimento do pessoal por ali... cheguei na praia e vi as primeiras barbatanas aparecerem,, eram enormes.. tentei armar a camera, mas acho que não consegui nada. Pensei.... bom, vai ser fácil um monte de orca, um monte de lobo marinho, to com a minha teleobjetiva de bosta, vou fazer uma puta imagem e sair feliz... aham.... 18h tava eu economizando bateria e vendo barbatana pra lá e pra cá... na verdade mais pra lá, na outra ponta da baía comendo foquinhas..

pelo menos parecia, mas tambem podia ser alguma invencao argentina.. “ bueno hacemos asi, llamamos los boludos, ponemos um loco a nadar por ai con una barbatana e hacemos unas fotos em photoshop para enganar los turistas” funcinou! fiquei la 4 horas sem conseguir muita coisa, confesso que vi a tal da orca pular na praia, mas não gravei. Foi mal, fico devendo essa. Na saída conheci uns loucos (muito mais do que eu) sueco que estão viajando pelas Américas em um corcel (pra quem não lembra é aquele de uns 30 anos atrás, pois então, gente como eles que me fazem acreditar que esta não é uma viagem tão aventureira assim e muito mais turística do que se posso pensar, aventureiros são eles. (E já me deram a dica pra próxima, Asia.)

(esses são os gringo no corcel me fazendo comer poeira)
Continuando, puto da vida com as pobres orcas cheguei em puerto madryn, num hostel que achei por acidente e parece bueno. Hasta



Posted by Picasa

Pinguins para as Criancas



Pro Felipe


Pro Artur



Pro Thomas

Pra Julia

Pro Lucas

Pro Arthur
Posted by Picasa

Dia 8 parte 1


O roteiro já estava pronto, ver o leos, só pra pegasr algumas imagens, depois a caleta valdez, e a punta norte esperar as orcas comerem focas.... Acordei com o sol, meio com preguiça consegui pegar algumas imagens do sol nascendo. Esquentei a água e toquei o carro pra punta delgada... ops o mirante só abre as 10h... esperei... 10:40 desisti dos leoes... fui em direção a caleta valdez, um lugar muito louco, parece um molhe feito por maquinas... mas dizem os argentinos que não é.


ali vi os primeiros pinguins, a idéia é ver pelos menos mais meia duzia pelo caminho.

Posted by Picasa

Viagens


Passar a noite num lugar assim dá um pouco de medo, mas a beleza que há por aqui supera tudo... cada vez que eu acordava na madrugada, por causa do vento, olhava pro ceu estrelado e dormia feliz da vida.


Posted by Picasa

Dia 7 - Bons Sonhos


Acordei ainda meio desapontado com a cidade, mas resolvi fazer o tour pra ver se melhorava. E melhorou, a cidade ainda tem alguns cantos escondidos, que só dá pra ir de 4x4. Me pareceu um bom lugar pra passar, mas nada demais tambem.

Meio dia peguei a ruta 3 até a Peninsula... A estrada está completamente diferente de 4 anos atras, toda asfaltada, com muito movimento de caminhoes e turistas. Postos de combustivel o tempo todo e até uma das cidades que parecia cidade fantasma voltou a vida. É incrivel como um país, ou uma regiao, pode crescer tanto em tao pouco tempo. Se no Brasil nós tivessemos uma recuparação destas após cada crise que aparece... A estrada trouxe os turistas, os portos parecem estar trabalhando mais que naquela época tudo parece muito mais movimentado. Bom, vontando a viagem... Passar por estas retas interminaveis acaba dando nos nervos, ou vc dorme, ou tenta inventar coisas... por um bom tempo fiquei jogando par ou impar com o espelho... Chegando perto da Península resolvi seguir uma placa para punta de los lobos... nada demais, apenas um bom lugar pra pescar. Continuei pela estrada de ripio que me lembrou da velha ruta, mas percebi que estava consumindo muito combustivel... na verdade já tinha entrado na reserva .. ops.. ainda faltavam 30 km pra entrada de valdez, e mais 70 até puerto piramides.. resolvi arriscar.. e acho que só cheguei lá pq o ultimo km é só descida.


Enfim, cheguei a Peninsula Valdes, um dos lugares mais bonitos que conheci... Puerto Piramides não mudou muito, talvez um pouco mais arrumada, mas só. Eram 17h acabei resolvendo seguir pra Punta Pardales, foi a primeira praia que conhecemos na outra vez, e achei um bom lugar pra acampar. Arrumei a camera e esperei o sol se por.... só... infelizmente o céu coberto de estrelas a noite não vai ter foto, só eu vi.

Posted by Picasa

Dia 6 - Las Grutas


Acordei as 5:30, tinha me programado pra 4:30, mas tudo bem. Arrumei as coisas peguei o carro, e tentei sair da cidade pelas placas, errei o caminho acabei parando pra abastecer e perguntar, ninguem sabia como chegar a ruta 3.. bom, fui embora chequei no mapa do gps, e decidi ir pelo caminho do aeroporto, achei placas indicando a ruta 3. Passei por varios pedagios, mas muito mais baratos que no brasil, 2,20 o mais caro.me enrolei um pouco pra finalmente chegar a ruta 3 mas sai. Resolvi seguir um conselho na pagina do hostel de las grutas e peguei a 76 pra seguir pela 51.. nao deu certo depois de muitos campos e boizinhos… a ruta 51 estava fechada.. tive que voltar um pouco e pegar a 33. Acabei passando por LA Ventana, um vale que me pareceu muito interessante, merece uma volta…. Finalmente achei a 33 e toquei até bahia blanca… no abastecimento conheci dois casais argentinos viajando em um land rover, fazendo o mesmo roteiro que havia feito a 4 anos atras, eu parecia um nativo dando dicas, e dizendo “ja conosco”. Fui-me embora, e errei a ruta de novo, continuei pela 3 e deveria ter feito um corte pela 22, mas tudo bem nada grave.Finalmente entrei na Patagonia e passei pelos postos de vigilancia sanitaria, que aqui funcionam. Passei por viedma. Cheguei em las grutas, as 18:30 horas achei a cidade muito cara de Canasvieiras, mas fora de temporada, pelo menos isso. Resolvi ficar no Hostel .



O que fazer na Estrada:Jogar par ou impar com oespelho, se perder é bom estudar matemática, se der impar melhor parar o carro e descansar

Posted by Picasa

Dia 5 - Buenas




Acordei cedo, e fiquei na internet atualizando e corrigindo o blog, falei com todo mundo pelo skype. Almoçei um miojo com aquela carne em lata ( HORRIVEL) e fui passear pela cidade, andei bastante. Fiquei admirado com a cidade que tem uma arquitetura muito mais interessante que as das nossas grandes cidades. O porto é muito bem aproveitado, me parece mais rica que são paulo até. O metro é meio estranho, parece montanha russa. Cheguei no hotel desisti de passear a noite, prefiri dormir porque no proximo dia faria mais de 1000 quilometros. Jantei um miojo com atum, preciso melhorar o cardapio.
Posted by Picasa

27 março 2007

Tudo Bem !

Resumo, ainda to na correria pra chegar a ushuaia, entao nao tenho muito tempo pra internet. Vai um resumao: Buenos Aires parece um lugar muito bom, fiquei pouco tempo. Nao estou muito afim de cidade grande... passei por las grutas (mais ou menos). peninsula valdez, o melhor de tudo e uma noite sob um céu ¨espectacular¨. agora estou em puerto madryn, sigo pra punta qualquer coisa pra ver pinguins... e depois tentar chegar o mais perto possivel de ushuaia. Ahh tambem vi umas orcas comendo lobo marinho, pelo menos acho que vi... ate mais.

23 março 2007

Coisas para lembrar!



- Arrumar o carro antes de pegar a estrada.... até parece que vou conseguir.
- Quande pegar um ferryboat leve o fone de ouvido pro ipod, que deve estar carregado, pra não ter que pagar 20contos num fone vagabundo e ouvir só duas musicas.

- Chegando em Buenos Aires não se preocupe em procurar o obelisco, vc vai se perder mesmo e uma hora ele vai aparecer na sua frente.

Acho que era isso por enquanto...

Montevideo, oi e hasta luego Uruguai!

Depois de conhecer Punta Del Diablo e a desgraçada da Patricia, acordei com uma bela ressaca, mas com num belo visual. Arrumei as coisas e o carro me deu o primeiro susto...nem sinal de motor de arranque... resolvi mexer.. (ai que medo..) descobri que era só um fiozinho, ou não!

O destino foi Montevideo, casa do Fão.. (conhecido no Uruguai por Rodrigo) e da Beatriz. O Rodrigo é um amigo que nao via ha muito tempo e foi muito legal reencontrá-lo aqui. Passei maior parte do tempo de quarta-feira atualizando o site, e buscando informações na internet para os proximos trechos.


Mais tarde fomos comprar a passagem para o Buquebus. O Fão me falou que as passagens por terra em Fray Bento estão sendo fechadas pelos argentinos o tempo todo, isso por causa da briga em torno da construção de uma fábrica de papel celulose no Uruguai, que os argentinos dizem ser muito poluente. Aparentemente é como em qualquer conflito entre paises a história não é tão simples e envolve muito mais que só meio ambiente.

Ah consegui uma promoção e paguei 1400 pesos uruguaios, uns 180 reais, pela viagem saindo de Colonia, incluindo carro e passageiro e taxas. Tirando o fato de termos nos perdido na volta pra casa foi um bom negócio.



Na quinta-feira fomos conhecer o centro velho, e ganhei uma aula de história uruguaia do Fão. A cidade me lembrou muito Floripa apesar de ser a capital e a cidade com maior população do país. Na verdade o Uruguai tem aprox. 3,5milhoes de habitantes (segundo o meu anfitrião que não sabe o caminho pra casa hehehe)


Gostei bastante do pouco que conheci do Uruguai, preciso voltar mais aqui!

21 março 2007

Dia do DIABO






Chuva, chuva, chuva... sol

Bom a idéia é ir até Chuí pela BR 101, mais conhecida como "estrada do inferno". E pra todo mundo que eu perguntava a resposta era a mesma... "aquela estrada é terrivel". Mas com essa chuva toda não sei não... Bom descidi ir até Mostardas pra ver qualé, qualquer coisa é só voltar, tempo eu tenho.

Os primeiros 100km foram tranquilos, nada muito pior que a média das estradas brasileiras. A chuva passou e lá no finalzinho deu pra ver um raio de sol, acho. Então terminou o asfalto, e começaram os 70km mais demorados da minha vida. Foram 4 horas de diferencial bloqueado e reduzida a cada 500m. E o medo da chuva voltar e transformar tudo num imenso rio. A cada poça de água a dúvida do melhor caminho. Acabei seguindo a trilho de outros carros que passaram por ali. Depois de uns 30km avistei um ser vivo, perguntei se faltava muito e ele: "lá na frente já tem asfalto. mais uns 20km só".... putz! lá vou eu. Tá me lembrando de chegada ao salar de uyuni na bolivia, só que agora eu to sozinho...


Bom, passei era uma da tarde quando cheguei em São José do Norte pra pegar a balsa pra Rio Grande, dei sorte. A balsa logo partiu. Continuei pra chegar cedo em Chui e dormir tranquilo... chequei e passei de chuí... atravessei a fronteira meio sem querer, e já q estava ali... bom vamos mais um pouco...

Entrei no Uruguai sem problemas. resolvi começar a procurar um lugar pra parar. A estrada no Uruguai é muito boa, e muito bem sinalizada... avistei um sinal de camping e fui atras... entrei numa cidade meio fantasma.. aparentemente um balneário de verão.. que nesta época fica vazio. Todos os campings e pousadas estavam fechados.


Já eram umas sete horas, resolvi para num restaurante (o unico aberto) para comer, e talvez descobrir algum lugar pra ficar. Foi a melhor coisa de fiz nessa viagem... conheci o pizzaiolo Hector e uns americanos, enchi a cara de Patricias (a cerveja) e acabei dormindo no carro pela primeira vez. Tirando a dor de cabeça no dia seguinte valeu muito passar pela Punta del Diablo depois da "estrada do inferno"


EITA DIA MAIS LONGO






Floripa - Palmares

O dia começou enrolado, levei a Diana ao aeroporto, mas o voo dela atrasou.
Depois parei pra pintar a placa do carro, que estava descascada e com certeza seria motivo de incomodação na policia argentina. Tudo muito simples, não fosse o cara quebrar o parafuso da placa e depois mais duas brocas tentando resolver. Bom acabei saindo as 9:40. UFA!! Agora vai!
Segui em direçao a urubici pela 282, pra evitar o trecho sul da 101 que é uma bosta. O tempo estava bom, mas a previsão era de tempestade no sul por isso nem parei, mas fico devendo uma visita a serra catarinense, que apesar de ser do lado de casa nunca conheci (vergonha)...

Enfim segui até bom jardim da serra, e entrei numa estrada de terra até sao jose dos ausentes, na intençao de passar a noite no itaimbezinho... mas no meio do caminho me falaram que a estrada estava bloqueada, decidi descer por timbe do sul... outro lugar muito bonito... mas a estrada é de dar medo.


Me empolguei e acabei seguindo em direção a Osório pra adiantar, já q não rolou o Itaimbezinho. Ai veio a chuva a noite... ai ai ai... Cheguei em Osório já sem chuva resolvi tocar até Mostardas... que merda.. voltou a chuver, então arrumei um lugar em Palmares pra passar a noite... Um Shopping Hotel ( não me pergutem o que é, pq sai muito cedo, e nem vi a cara do lugar direito. )

Enfim esse primeiro dia foi bem longo, de muita estrada alguns visuais e bastante chuva.