07 junho 2007

Dia 73 - Panama City, e o retorno da Nave!

A última vez que vi a carro foi a exatamente uma semana, apesar de ter calculado 10 dias para todo esse transporte, quero continuar a viagem o quanto antes. As 8h fui ao escritório, passei os documentos pro despachante que voltou em meia hora com a liberação da aduana. Peguei os papéis e na hora de pagar levei um certo susto, foram U$250,00 pro cara ir ali na aduana preencher uns papeis e voltar, dizem eles que os tramites são assim mesmo... aham. Paguei, afinal sou turista e tenho mais é que ser enrolado mesmo. A secretaria me deu informações de como chegar ao porto de colon, mas nada muito preciso, e também sem muita vontade de ajudar. Fui pegar o primeiro ônibus a colon no terminal que fica perto dali. Os ônibus pra lá saem de meia em meia hora, e custam U$2,50 se for o expresso com ar condiciona. Beleza. Mas como eu chego ao porto? 1h e meia depois cheguei a colon, o pessoal começou a salta do ônibus e eu fui junto, achei um taxi que me enfiou a faca U$5,00 (deveria sair no máximo U$3). A essa altura to querendo mais é ver carro. No ônibus fiquei tentando imaginar todo tipo de problema pra pegar o carro, aduana demorada, revista policial, documento faltando e até que as amarras do carro teriam se soltado... coisa horrível. Bom, os portos em geral não são um ambiente nada amigável, sem a mínima sinalização ou informações dos procedimentos. Cheguei na guarita falei que vinha retirar um carro, e o cara me mandou pra um prédio, cheguei no horário do almoço. Tinham umas 5 pessoas na frente e só uma recepcionista... e eu não tinha a mínima idéia do que fazer... esperei minha vez... 1h depois fui atendido e me disseram que não precisaria passar ali, poderia retirar o carro direto no porto... hã? Mas aqui não é o porto? É no portão ao lado. Ahh claro era óbvio isso. 200metros depois, entrei a pé pelo meio de dezenas de caminhões. Mas como quem tem boca consegue o que quer (quase sempre), fui perguntando aqui e ali, e passando por todos os departamentos, conseguindo todos os carimbos e autorizações, finalmente cheguei a “rampa”, diziam que ali seria entregue meu carro. UFA!! Conteiner vai contêiner vem, nada da nave. O senhor da aduana, Luiz (acho), um negao tipo Morgan Freeman , chamou alguém do porto para verificar a demora. E eu nem tava tão preocupado. E então... no meio de dezenas de caminhões e containers aparece um pequeninho, azul, e com a identificação certa... lá vem ele... Junto ao caminhão veio a grua pra baixar o conteiner... rezei pra que o cara estivesse de bom humor, e fizesse tudo com muito carinho, e assim foi. Chamei o Morgan e eu mesmo arranquei o lacre, ainda estava meio preocupado, mas em 1min abri a porta e lá estava ela, inteira, do mesmo jeito que deixei quando saiu da Colômbia. Arranquei as amarras e as proteções, dei a partida e tudo estava funcionando. O senhor Morgan fez a inspeção por cima, e o pessoal da vigilância sanitária também, resolveram aceitar o certificado da “fumigação” feita na Colômbia e tiraram umas fotos ao lado do carro. Mais uns três carimbos e eu estava fora dali, em 3horas e meia, muito mais rápido que eu pensava, e sem nenhum problema. O pessoal do porto foi extremamente simpático e prestativo, e o processo muito mais simples que eu pensava. Voltei a panamá city com um sorriso no rosto. Nem o transito pesado da cidade me tirou o bom humor, estacionei o carro e dei uma bela olhada e três tapinhas na carroceira, como se dissesse “vamo lá, agora falta pouco”. Finalmente estava de volta a estrada. Mais tarde jantei com o Gonçalo, português que esta viajando de moto de Buenos Aires até Nova Iorque. Combinamos de sair juntos amanha rumo ao norte do panamá.

2 comentários:

Anônimo disse...

oi, e ai serginho, firme e forte com barba de urso... o povo da polar tem acompanhado seus dias pelo mundo! sao animadores! beijo, jo

jonas pinheiro disse...

Ola..amigo...parabens pela sua viagem...que aventura...aproveito para te perguntar: quanto vc pagou para atravessar do Panama para Colombia (Cartagena)??? te pergunto porque tambem gostaria de fazer uma viagem assim...de carro de U.S.A para o Brasil ...eu ja fiz uma viagem de bicicleta do Brasil para U.S.A no passado...abracos e espero a tua resposta...bye.