19 abril 2007

Dia 31 - Cebolas viajam 5000km

Você sabia que em alguns lugares as cebolas podem viajar até 5mil km do produtor ao consumidor. Bom, descobri isso por causa de um protesto por água. E eu acho que meu sexto sentido está mais apurado...hã?? O que tem uma coisa a ver com o outra? Eu explico, a historia é longa mas é boa. Hoje saí de Arica, no Chile, destino a Puno, no Peru, passei a fronteira do chile bem rapido, na do Peru levou umas 2 horas, pra conseguir colecionar os seis carimbos necessarios para entrar no pais. Isso me tirou o bom humor, na verdade por mais que eu esteja preparado pra atravessar as fronteiras, esses caras sempre conseguem se superar em burocracia. Enfim, passei por Tacna, cidade de fronteira Zona Franca, estilo Foz do Iguaçu. Barulho, transito, poeira, calor... parei pra trocar dinheiro e acho que tomei um golpe, coisa pouca, mas ainda nao consegui calcular direito. Mas nao tem problema, vamos em frente, duas horas depois, meu humor ja restabelecido estava chegando em moquegua, cidadezinha no meio de um oasis no meio do deserto, alias como esse deserto é grande hein, fui admirando as vaquinhas a graminha...tudo maravilha, até que encontro a rua fechada por manifestantes, tentei descobrir o que era, um senhor tentou me explicar, nao entendi, nao me pareceu ser um bom lugar pra ficar, parei falei com dois policias que me sugeriram ir almoçar e completaram "tranquilo" e riram. Na hora nao entendi. Bom resolvi voltar uns 5km onde tinha visto um restaurante que achei simples, bom e barato ( ai tá o sexto sentido ). Sentei tentei pedir uma coca, mas ainda meio zonzo pelos procedimentos migratorios, nao entendi o que o rapaz me falou, um caminhoneiro ao lado me explicou que ele queria saber se era coca de meio litro ou um litro.. ahh bom.. Entao, ai conheci o Freire, caminhoneiro peruano que está transportando cebolas até a fronteira com o ecuador. "como, ecuador?" é verdade, e de lá elas serão levadas até cali.. onde? cali na colombia. Fizemos os calculos mais ou menos, deu uns 5300km. Ou seja essas cebolas farão 20% da minha viagem. Segundo Freire, alem do preço, o sabor é melhor que as cebolas do norte. Aí apareceram mais dois caminhoneiros conhecidos de Freire, El Chalan um senhor de quase 70 anos e o outro não lembro o nome ( foi mal). Entao começaram a me falar das estradas, do que deveria conhecer, que deveria ir a Arequipa e coisa e tal. Falamos de política, economia, como fazer um bloqueio nas estradas peruanas, segundo eles o certo era terem fechado os tuneis, isso sim pararia tudo, tambem aprendi a enganar a balança pelo excesso de peso dos caminhoes. E me deram uma lista de comidas tipicas para comer, e onde encontrar os melhores. Acabei me esquecendo de muita coisa, nao estava anotando nada, porque achava que logo estaria na estrada novamente, mas ai entendi o "tranquilo"do policial, a manifestacao estava só começando e quando me dei conta já havia passado 5horas ali conversando com eles. Foi tudo que eu precisava, conhecer o Peru atraves de gente daqui, e gente normal, sem guias de turismo, e nada disso. Foi uma ótima idéia parar ali, e conhcer esses caras.

Ahh.. o protesto era por causa de uma discussão de direitos sobre uso da agua de um lago, a cidade de moquegua (que estava protestando) diz ser responsavel pela administracao da agua, mas parece que o congresso peruano cedeu o direito pra cidade visinha. no fim rolou policia de choque, gas lacrimogeneo e muita pedra pela estrada. Eu ouvi tudo pelo radio enquanto conversava com meus novos amigos. Essa viagem me surpreende cada vez mais.

A estrada foi liberada pela policia, a base de porrada, as 8 da noite, segui até arequipa, me assustei com o tamanho da cidade, mas o Peru já nao é mais um pais desconhecido, aquela conversa me deixou muito mais tranquilo pra viajar por aqui.

2 comentários:

Rodrigo Scheuer Brum disse...

Pois é chefe, nosso continente é puro "piquete" atualmente. Em alguns casos quando não interessa ao governo: pau nos "piqueteros". Quando interessa, podem ficar dias, meses, anos. Valeu muito por este relato aí, curti bastante. Abraço!

Erika e Dubes disse...

Porra, Serginho, esse post tá massa.

Abs,