27 abril 2007

Dia 35 - Cusco / Vale Sagrado

Conheci o Cesar, que trabalha aqui no albergue e ele me falou que vai visitar os pais que moram em Pisac, no Vale Sagrado, e me convidou pra ir com ele. Saimos as 7 da manha, e antes passamos pra pegar a filha dele, Mabila, de 4 anos. Primeira parada foi ruínas de Pisac, e já me impressionei com a precisão na engenharia desses tais Incas. Como eu não entendo muito de historia, não vou me meter a falar besteira, vejam as fotos e procurem no Google. Bom a Mabila parecia conhecer bem o lugar, o tempo todo indicava o caminho certo. Só não entendia bem a historia dos espanhóis. “mas onde moravam os espanhóis? ” perguntava. Eu me cansei nos primeiros 10 degraus, a mabila e o Cesar nem ai. Saimos dali e fomos para Ollantitambo ( ou caisa assim ), mas antes demos uma passada na casa dos pais do Cesar. Finalmente uma legitamente peruana, quéchua na verdade. A família toda fala quéchua, mas com visitas na casa eles falam espanhol. A Irma de Cesar cria os tais cuys, ai fui descobrir que esse tal bicho que eu comi era um nada mais que um porquinho da índia, muito mais bonitinho antes de assado. O Pai de Cesar me trouxe um copo de Chicha, que é uma espécie de cerveja artesanal feita com maiz em vez de cevada. A maiz é o milho depois de maduro e um dos principais ingredientes da comida da regiao. A chicha é comum por aqui, toda casa que produz tem uma bandeira vermelha na frente da casa, é só chegar e pedir a sua. O nível alcoólico é muito parecido com o da cerveja e gosto é bom, mas podia ser gelada. Bom, ficamos pouco tempo na casa, logo continuamos, e como não tínhamos avisado com antecedência, eles não tinham nenhum cuy pra preparar pra mim, tudo bem, fica pra próxima. Chegamos em Ollaytintambo ( ou coisa assim) Demos mais um passeo pelas ruínas e coisa e tal e fomos a Cha(qualquer coisa). Mais uma ruína. Legal e só.
Voltamos pra cusco, fiquei no albergue acessando internet, e buscando info sobre como chegar a águas calientes de carro... ai apareceu um mala que disse que não tinha como. O Cesar falou que era possível mas não sabia e ia perguntar a outras pessoas. Eu já estava meio decidido a pagar os 150 dolares pelo tour de um dia. Fui dormi.

2 comentários:

Anônimo disse...

El tema es que te querian cobrar como turista y los precios son mas ecomicos, siempre trata de ubicar al Club de Land Rover del pais que visites con anticipacion, ayuda aunque no lo creas.

Por ejemplo si hubiera sabido que venias a Peru te hubiera dado algunos tips y lugares donde quedarte para que no se incremente el costo del paseo, mas aun en Cusco que estuvimos hace 2 semanas.

Anônimo disse...

Belíssimas tuas fotos do Peru. Que continues fazendo uma boa viagem. Estamos torcendo. Saudades. Beijos, Ligia, Babá e Nay.