15 maio 2007

Dia 47 - Arenillas / Guayaquil

Levantei com o barulho do pessoal na oficina, David me falou que o carro estaria pronto até meio dia. Desci e o guri que estava arrumando o carro me mostrou o tal do “clutch”(não tenho a mínima idéia do nome em português, e nem se é assim que se escreve). Bom, ele disse que poderia arrumar, então ta né. Fiquei por ali peruando, batendo papo com o David, sobre o ecuador, sobre seu problema de saúde. Ele sofreu um derrame há dois anos, e teve todo lado direito do corpo paralisado. Está fazendo fisioterapia, mas tem dificuldade para movimentar-se, também tem certa dificuldade pra falar, mas conseguimos nos entender bem e acabamos amigos. Me disse que teve o derrame porque trabalhava demais, também fazia muita festa e não se cuidou. Agora tem fé em Deus que vai melhorar, e voltar a trabalhar como antes, hoje outros mecânicos mais novos fazem o serviço que ele supervisiona de perto. Fui almoçar enquanto o pessoal montava a caixa. As três da tarde finalmente ligamos o carro, ele fez um ajuste no freio de mão e estava pronto pra ir. Me despedi de todos e tirei uma foto, prometi a David que em minha viagem se soubesse de algum medico pra lhe ajudar iria ligar. Não sei quanto vou poder ajudar, mas esse é um cara que merece melhorar, gente finíssima. Na verdade ontem pensava em escrever sobre os problemas com o carro, mas agora acho que até esses problemas me permitiram fazer novos amigos, e tornar a viagem muito mais interessantes. Sai de Arenillas as 4 da tarde, toquei em direção a Guayaquil, a estrada é tem trechos horríveis, mas na media final é bem boa. Chegando a Guayaquil as 7 horas passei pelo pedágio e vi uma defender estacionada. Novamente resolvi parar e fazer amigos. Conheci o casal de franceses Fabrice e Valerie, viajantes de carteirinha, já foram a quase todos os continentes acompanhados do filhos de 14 e 12 anos (acho). Eles me convidaram pra jantar, e ficamos por ali, conversando sobre viagens, americanos, latinos, land rover, viagens pela áfrica, Irã e europa. Eles são muito mais preparados que eu e quase sempre ficam em campings. Fui dormir com o barulho dos caminhões que passavam por ali toda noite.

Nenhum comentário: